Explain (Explicação)

Esta é a fase de socialização e discussão dos dados encontrados na fase anterior com o grupo e com o professor, para reconstruir e reformular os conceitos e o conhecimento científico.
Assim, a primeira tarefa proposta nessa dimensão foi a realização de um seminário para socialização e questionamento dos conhecimentos construídos durante a realização das pesquisas da dimensão anterior. Para realização do seminário sentamos em roda, para que fosse realizado o compartilhamento do que foi aprendido em uma conversa informal, horizontal.

Para iniciar a atividade expliquei aos alunos que seria sua vez de falar, expor o que haviam aprendido durante as pesquisas que fizeram, o que mais chamou sua atenção e tirar possíveis dúvidas. Ficamos reunidos uma hora/aula e durante este período vários pontos foram se destacando e demonstrando a aprendizagem dos alunos. Eles iniciaram o diálogo falando sobre descarte dos resíduos e a partir daí foram surgindo os outros temas trabalhados.
No primeiro momento da conversa os estudantes demonstraram ter compreendido a relação entre o descarte de resíduos, as questões socioambientais e o sistema capitalista. E fomos aprofundando nossa conversa sobre produção e consumo. Os estudantes trouxeram para a discussão as questões relacionadas ao poder da mídia sobre os consumidores, bem como a pressão social que nos impulsiona a consumir sem a real necessidade. Além disso, relembramos o conceito de obsolescência programada que foi trabalhado a partir do documentário “A História das Coisas” e da música “3ª do Plural”. Os alunos também discutiram sobre a questão das embalagens em tudo o que consumimos, sobretudo os alimentos, o que gera uma enorme quantidade de resíduos diariamente. Outro ponto discutido durante o seminário foi a separação dos resíduos sólidos e a conscientização das pessoas com relação ao tema.
Discutimos também as questões sociais envolvidas e que os estudantes tiveram a oportunidade de ver de perto durante a expedição de estudos. Através das falas dos estudantes pude perceber como foi importante para eles a visitação aos locais de trabalho dos catadores, eles exercitaram a empatia, se colocaram no lugar das pessoas que lá estão e puderam significar o que estavam aprendendo por meio de suas pesquisas, puderam compreender a relação entre nossos atos cotidianos e a vida daquelas pessoas e o que podemos fazer para ajudar.
A partir do que foi falado durante o seminário elenquei conceitos para realizar a construção de um mapa conceitual.
Estes mapas foram propostos por Novak como ferramentas para organizar e representar os conceitos e suas relações. Isto é possível porque os conceitos são interligados por proposições e se tornam declarações significativas. Assim, o mapa conceitual é um esquema que representa um conjunto de conceitos imersos numa rede de proposições.
Alguns alunos se envolveram na construção do mapa conceitual ligando os conceitos e os explicando, estabelecendo suas relações. Os demais alunos iniciaram a atividade, mas não demonstraram persistência em correlacionar conceitos e finalizar a construção do mapa, se dispersando e se afastando do grupo de trabalho.


Durante a realização das tarefas desta dimensão a maioria dos estudantes apresentou mudanças perceptíveis em seu comportamento, criticidade e desenvolvimento da consciência ambiental, conseguindo fundamentar seu pensamento, argumentar e propor soluções viáveis aos problemas socioambientais estudados.