Exchange (Partilha)

Esta fase objetiva a partilha dos conhecimentos construídos pelos estudantes com a comunidade escolar, para que percebam a importância do seu aprendizado e tenham a oportunidade de dividi-lo com os demais.
Dessa forma, os alunos foram desafiados a reorganizar suas pesquisas para apresentar aos demais estudantes da escola. Para tanto, sugeri a eles diferentes estratégias que poderiam ser utilizadas para isso, como a elaboração de infográficos, quadrinhos, vídeos, jogos, peças teatrais e slides, os deixando livres para escolher a que mais os agradasse, contanto que fosse apropriada ao público alvo de cada grupo.
Reorganizamos os grupos e cada um ficou responsável pela partilha com um nível de ensino. O Ensino Fundamental 2 – de 6º a 9º ano ficou sob a responsabilidade do Grupo 1; o Grupo 2 ficou encarregado de partilhar os conhecimentos com o Ensino Fundamental 1 – de 1º a 5º ano e o Grupo 3 ficou incumbido do Ensino Médio.
Após a separação dos grupos e a definição do público que cada um deveria contemplar os alunos iniciaram a organização da partilha. Sugeriram que déssemos um nome ao Projeto, que o identificasse na escola e que fosse simples e fácil de lembrar. Após analisarmos em conjunto as sugestões, escolhemos nomear o Projeto como Descarte Nosso de Cada Dia, e, todos os grupos passaram a usar essa identidade em suas apresentações. O Grupo 2 ainda sugeriu que fizéssemos uma camiseta do projeto, a ideia foi bem aceita por parte dos alunos, resolvemos então fazer a aquisição por adesão, sem obrigatoriedade.

Cada grupo escolheu sua estratégia de partilha e iniciou sua organização. Os Grupos 1 e 3 optaram por fazer apresentações de slides, contemplando produção, consumo e descarte dos resíduos sólidos. O Grupo 02 pesquisou e fez o download de um vídeo de animação do YouTube, intitulado “Por que a reciclagem é tão importante?”, que aborda principalmente a questão das lixeiras para a coleta seletiva e a reciclagem. O Grupo também confeccionou pequenas lixeiras coloridas com caixas de papelão para realizar um jogo de separação dos resíduos com os alunos do Ensino Fundamental 1 e prepararam material de fixação para eles, uma folha para pintura.
A partilha do Grupo 2 ocorreu de forma tranquila, as turmas foram sendo chamadas ao auditório de três em três. Primeiramente as alunas se apresentavam, explicavam sobre o projeto e reproduziam o vídeo. Na sequência, os alunos formavam filas para realizar a separação de vários resíduos sólidos, que os componentes do Grupo levaram, e colocar nas lixeiras corretas. Ao final, cada um recebia uma folhinha para colorir. As crianças se envolveram na atividade, demonstraram muito interesse, perguntaram e contaram muitas histórias.
Foi um dia intenso de troca de saberes entre alunos de idades tão distantes.
​
Vídeo de Animação “Por que a reciclagem é tão importante?” Disponível em: <https://goo.gl/yay8iz> Acesso em: 11 jun. 2018.


O Grupo 1 fez duas apresentações para contemplar todas as turmas do Ensino Fundamental 2, que foram agrupadas no auditório da escola. O Grupo 3 fez uma apresentação para as turmas do Ensino Médio, no mesmo local. Auxiliei ambos os Grupos na organização dos alunos para que pudessem iniciar sua explanação. Iniciaram a fala explicando o projeto e partilharam seus conhecimentos como uma palestra, utilizando o recurso que produziram, fazendo perguntas aos alunos e paralelos com a realidade encontrada em nossa escola; foram simpáticos e conquistaram a atenção do público ouvinte.

Esta atividade tinha como objetivo promover a partilha dos conhecimentos construídos nas dimensões anteriores com os demais estudantes da escola, a fim de sensibilizá-los e conscientizá-los sobre a temática da produção, consumo e descarte dos resíduos sólidos.
Afinal, para desenvolver a consciência é preciso ter informação, conhecimento e como os próprios estudantes falaram durante a realização do seminário da dimensão anterior, levar a informação é dever de quem a têm. Assim, os alunos superaram suas dificuldades e conseguiram reorganizar e partilhar suas pesquisas de forma acessível e clara como os demais estudantes da escola, levando conhecimento aos demais para promover a consciência ambiental no grupo, buscando a transformação da realidade socioambiental imposta.
